Pages

Topo

Topo
topo

Reações Químicas na Medicina



Uma reação química é um processo que há sempre como conseqüência uma modificação da interconexão de substancias químicas. A substancia ou as substancias envolvidas no inicio da reação são chamadas de reagentes. As substancias obtidas após a reações são os produtos. As reações químicas são normalmente caracterizadas por uma modificação química e fornecem um ou mais produtos diferentes dos reagentes. Classicamente, as reações químicas envolvam mudanças no tocante do movimento dos elétrons, a formação ou a quebra das ligações químicas, a pesar que o conceito geral de uma reação química, em particular a noção de equação química, seja também aplicável as transformações elementares das partículas e as reações nucleares. Diversas reações químicas são juntadas na síntese química para obter o produto procurado. Em bioquímica, séries de reações químicas catalisadas por enzimas constituem os caminhos metabólicos, pela quais sínteses e decomposições normalmente impossíveis são realizadas numa célula. 

Tipos de reações 
A grande variedade das reações químicas e as maneiras de interpretar os resultados que muitas vezes se encobrem levam a diversas classificações. Eis aqui exemplos de termos muito usados para descrever tipos comuns de reações:
Isomerização: há um rearranjo da ordem estrutural sem nenhuma mudança de sua composição
- Combinação direta ou síntese: dois ou mais elementos químicos ou compostos se unem para formar um produto mais complexo: 
 
N2 + 3 H2 -> 2 NH3 

-Decomposição química ou análise: um composto é cortado em compostos menores ou elementos:

 2 H2O -> 2 H2 + O2 
Simples deslocamento ou substituição: um elemento é deslocado de um composto pelo elemento mais reativo: 


2 Na(s) + 2 HCl(aq) -> 2 NaCl(aq) + H2(g) 


- Metatèse ou dupla troca: os dois compostos trocam íons ou ligações para formar novos compostos:


 NaCl(aq) + AgNO3(aq) -> NaNO3(aq) + AgCl(s) 


Reações ácido-base . Elas podem ter diferentes definições segundo o conceito de acido base utilizado. As mais comuns são: 
- Definição de Arrhenius: Os ácidos se dissociam na água soltando íons H3O++; as bases se dissociam na água soltando íons OH.
- Definição de Brønsted-Lowry : Os ácidos são doadores de protons (H+) ;as bases são receptoras de próton (incluso na definição de Armênios) 
- Definição de Lewis: Os ácidos são receptores de pares de elétrons ; as bases são doadores de pares de elétrons. (incluso na definição Brønsted-Lowry) 
Reação redox: há uma modificação do número de oxidação dos átomos.. Estas reações podem ser muitas vezes interpretadas como transferências de elétrons entre diversos lugares ou espécies moleculares. Um exemplo típico de reação redox é 


2 S2O32-(aq) + I2(aq)-> S4O62-(aq) + 2 I-(aq) 

na qual I2 é reduzido em I- e S2O32- (anion tiosulfato) é oxidado em S4O62-

-A combustão é um tipo de reação redox onde qualquer substancia combustível se combina com um elemento oxidante, em geral oxigênio, para produzir calor e formar produtos oxidados. O termo combustão é normalmente só usado para a oxidação em grande escala de moléculas inteiras. Uma oxidação controlada de um só grupo funcional não é uma combustão:


C10H8+ 12 O2 -> 10 CO2 + 4 H2
CH2S + 6 F2 -> CF4 + 2HF + SF6 

-Reações orgânicas: é um grande leque de reações envolvendo os compostos que tem o carbono como elemento principal na sua estrutura molecular. As reações nas quais um composto orgânico pode participar são definidas em grande parte por seus grupos funcionai. As reações podem também ser classificadas em função do mecanismo, alguns exemplos típicos: 


Reações de íons: por exemplo, dismutação do hipoclorito 
Reações com um íon reativo intermediário: por exemplo, reações de enolatos 
Reações radicalares, por exemplo, combustões às altas temperaturas 


Mais sobre: Reações químicas 

0 comentários:

Postar um comentário